Scroll Top

Aprenda tudo que você precisa para criar o seu negócio na internet.  São 30 vídeos aulas totalmente gratuitas. Basta se cadastrar em um de nossos formulário.

Tutoriais

Operadores do PHP

operadores do phpOs Operadores do php são utilizados em operações dos  operandos, que podem ser apenas um, ou ter mais de um, alguns são binários, ou seja utiliza dois operadores do php para retornar um valor final. Alguns operadores do php tem prioridade em relação a  outros quando  utilizado na mesma sequência de cálculos como em uma somatória junto com uma multiplicação, exemplo: $a = 2 + 2 * 3, o operador realizará primeiro o calculo de multiplicação para depois efetuar a soma, é como na matemática. Esta é a  precedência de operadores do php, mas algumas operações pode ser priorizadas utilizando parênteses pára separar, o operador dará prioridade para a operação dentro dos parênteses.  Veja exemplo:   $a = (2 + 2)  * 3, nesse caso, o operador  realizará primeiro a soma e depois a multiplicação. Você deve ter percebido que para  ter sucesso neste estudo, você precisa dominar muito bem a matemática, pois, todas as  vezes que você precisar fazer uma operação, você usará matemática para orientar os operadores do php na busca dos resultados. Para mim esta é a melhor parte da programação em PHP, pois aqui é que o programador cria funcionalidades para o seus negócios online. Tornando-os, inteligentes e rápidos na demostração de resultados e soluções.

Agora vamos falar dos Operadores do PHP propriamente dito, que são:

Operadores do php Aritméticos

Como é na matemática, os operadores do php  aritméticos são utilizados em operações matemáticas. já  no PHP são utilizados em conjunto com os nomes  integer ou float. Uma coisa muito importante em PHP é a possibilidade de utilizar uma operação aritmética com valores integer, float ou até mesmo as Strings (” “) . Levando em conta que estamos programando com textos, essa facilidade pode simplificar bastante o código.

Os operadores do php aritméticos são:

Adição ( + )
Subtração ( – )
Multiplicação ( * )
Divisão ( / )
Módulo ( % )
Strings ( ” ” )

A seguir  veremos alguns exemplos de operações do php aritméticas:

 

<?php
$vlMercadoria = 1550;
$vlDesconto = 138;
$vlPagar = $vlMercadoria – $vlDesconto;
echo ‘<table border=”1″ width=”400″>’;
echo ‘<tr><td width=”300″>Valor da mercadoria</td>’;
echo ‘<td>’.$vlMercadoria.'</td></tr>’;
echo ‘<tr><td width=”300″> Valor do desconto</td>’;
echo ‘<td>’.$vlDesconto.'</td></tr>’;
echo ‘<tr><td width=”300″> Total a pagar </td>’;
echo ‘<td><b>’.$vlPagar.'</b></td></tr>’;
echo ‘</table>’;
?>

Usando o NotePade+ +,  você pode colocar o código acima entre as tags do HTML, salvar como index.php e abrir no seu navegador, com certeza aparecerá a seguinte imagem:

 Aritiméticos

 Note que o operador realizou a subtração do valor 138 de 1550, ficando o resultado final de 1412. Irei comentar na sequencia de linhas de cima para baixo.

Na primeira linha após a tag de abertura PHP (<?php ) está o seguinte código ( $vlMercadoria = 1550; ), neste caso nós usamos o $ (comercial) para determinar que se trata de uma variável, seguido por (vlMercadoria), que diz ser o valor de uma mercadoria, o sinal de ( = )  igual, relaciona a variável vlMercadoria com o valor da Mercadoria (1550) e o ponto e virgula fecha a linha de código.

Na segunda linha eu usei o código ( $vlDesconto = 138;) novamente usei o $ (comercial) para definir a variável, depois usei o (vlDesconto), que se refere a um desconto no valor da mercadoria citada acima, o sinal de ( = ), relaciona a variável com o valor logo em seguida, e o ponto e vírgula fecha a variável.

Nos dois exemplos anteriores eu apenas informei ao navegador valores associados as variáveis, agora na terceira linha, vamos definir uma operação. O código usado foi ($vlPagar = $vlMercadoria – $vlDesconto;) se você entendeu os comentários acimas, você perceberá que se trata de três variáveis, $vlPagar, $vlMercadoria e $vlDesconto. Eu solicitei ao operador que efetuasse a seguinte operação de matemática: Valor de Mercadoria menos o valor de Desconto é igual ao  valor a Pagar, ou seja 1550-138 = ? , o operador fez o cálculo e encontrou o valor 1412. Mas em nosso código não aprece o valor final, só é possível visualizar no navegador após rodar o arquivo.

Em programação, necessitamos somar (concatenar) strings (” “) a todo momento, seja para montar um comando ou para mostrar informações ao usuário. No PHP é possível o operador de concatenação de strings  é o ponto ( . ).

Nas linhas seguintes eu usei o comando echo que é usado na programação PHP para enganar o código HTML, pois o HTML não consegue ler o PHP e nem realizar as operações da programação, por isso é necessário usar um comando que faça com que o HTML possa receber o script do PHP e retornar os valores como resultado das operações do PHP. Neste caso é necessário usar as Strings ( ” ” ), para que o comando echo possa identificar o que deve ser enviado ao navegador.

Na quarta linha eu usei o código (echo ‘<table border=”1″ width=”400″>’;), onde eu uso o comando echo que está explicado logo acima juntamente com as strings ( ‘ ‘ ), usei o sinal de  ( < ) abre tag e ( > ) fecha tag e ( ; ), fecha o comando. O (table border) é uma tag para abertura de uma tabela e o border é a largura da borda na tabela, o  ( = ) relaciona a tabela e a borda ao número que determina a sua  largura que é o um pixels ( 1 ), já o (width) é o valor da largura da tabela, que foi definida pelo número quatrocentos pixels (400) conforme imagem acima.

Quinta linha é o código ( echo ‘<tr><td width=”300″>Valor da mercadoria</td>’; ) onde o (<tr>) é usada para demarcar o conteúdo de uma linha da tabela e a (<td>) é usada para demarcar o conteúdo de uma célula da tabela, neste caso o width define a largura do texto dentro da tabela  e o texto entre as tags da tabela e de fechamento é o texto que irá aparecer dentro da tabela.

A sexta linha que é o código ( echo ‘<td>’.$vlMercadoria.'</td></tr>’; ) está dentro da tabela anterior e recebe as definições dela. Isso também acontece com os códigos das linhas seguinte. A última linha antes de fechar a instrução PHP ( ?> ) está a tag ( </table> ) fecha a tabela.

 

Agora vamos falar do ponto ( . ) que foi usado no exemplo anterior:
‘<td><b>’.$vlPagar: aqui o ponto soma (junta) tudo que está dentro das string
‘<td><b>’’com o valor atual da variável $vlPagar. Tudo isso é enviado para o browser.

Operadores do php Relacionais


Os operadores do php relacionais são utilizados pela linguagem  PHP  
para fazer comparações entre valores.  É utilizado para criar condição verdadeira ou falsa, é um recurso em linguagem de programação muito utilizado e que serve para tomar decisões no fluxo do código.

Veja a seguir, uma tabela com os operadores do php relacionais:

Igual a  ( == )
Maio que ( > )
Menor que ( < )
Maior ou Igual a ( >= )
Menor ou Igual a ( <= )
Diferente  (não igual)  ( != )

Vejamos alguns exemplos que utilizam os operadores do php mostrados acima. No código a seguir utilizaremos o comando estrutural if que se define como (e se!) ( ou se!) . Esse será explicado detalhadamente na próxima postagem, utilizaremos aqui para que possamos exemplificar o uso dos operadores do php relacionais e lógico.

<?php
$Mercadoria = 1557;
$Desconto = 625;
$Porcentual = $Desconto / $Mercadoria;
if ($Porcentual > 0.30)
{
echo ‘O desconto deve ser até 30%!’;
}
else
{
echo ‘Ok, desconto permitido!’;
}
?>

Teste o código acima e veja qual será o trecho de código executado. Ao fazer a comparação $Porcentual > 0.30, criamos uma condição para executar o primeiro trecho de código entre {}. Caso a condição anterior seja falsa, ou melhor, o desconto for menor que 30%, o segundo trecho de código entre {} é que será escolhido pelo sistema que é o ( O desconto deve ser até 30%) veja figura 1.  Se você trocar o valor da variável $Desconto, poderá verificar outros resultados conforme o valor que colocar, veja figura 2.

                             Figura 1

Realcionais

 

Se eu mudar o valor do desconto no código o resultado muda conforme figura 2:

<?php
$Mercadoria = 1557;
$Desconto = 465;
$Porcentual = $Desconto / $Mercadoria;
if ($Porcentual > 0.30)
{
echo ‘O desconto deve ser até 30%!’;
}
else
{
echo ‘Ok, desconto permitido!’;
}
?>

                          Figura 2

realcionais2

 

Esse é um exemplo simples de utilização de operadores do php lógicos. Utilize o exemplo anterior e modifique-o utilizando outros operadores do php, assim, treinará outras formas de fazer comparações, pois essa é uma das operações básicas do computador. Nesta parte da postagem, utilizaremos exemplos pequenos e individuais. Já em outras postagens, modificaremos um site que construiremos todo em HTML puro e faremos a programação necessária para adicionar nele um sistema que permitirá controlar os dados compartilhados nas páginas, com a utilização de banco de dados, administração remota, áreas restritas com login de usuários e páginas dinâmicas. Em fim, será um site completo.

Operadores do php  Lógicos


Estes operadores do php são utilizados para juntar dois ou mais resultados 
de operações de comparação. Digamos que queremos testar duas comparações ao mesmo tempo e queremos juntar os resultados (verdadeiro ou falso) destas comparações. É aí que entram os operadores do php  lógicos.

Veja o quadro com estes operadores do php, e teste o exemplo a seguir:

 

<?php
$CordaBandeira = “Vermelho”; // Este é a informação que coloquei.
if ($CordaBandeira == “Verde” or // Estas são as opções verdadeiras.
$CordaBandeira == “Amarelo” or
$CordaBandeira == “Azul” or
$CordaBandeira == “Branco”) // As opções verdadeiras vem até esta linha.
{
echo $CordaBandeira; // Esta variável refere-se a cor da bandeira que coloquei na primeira linha.
echo ‘ é uma das cores de nossa bandeira!’; // esse texto vai aparecer se a cor que coloquei na primeira linha for igual a qualquer um das outras linhas logo abaixo. 
}
else
{
echo $CordaBandeira;
echo ‘ não é uma cor de nossa bandeira!’; // Esta mensagem será exibida se a cor da primira linha for diferente das demais.
}
?>

Veja logo abaixo imagem depois de rodar o código acima em um navegar:

                         Figura 1

logicos

 

 


Quando utilizamos o operador or, unimos o resultado de 
ambas as comparações e, caso alguma delas seja verdadeira, o interpretador entenderá que o resultado final das comparações é verdadeiro. Podemos também utilizar o operador and. Neste caso, para que o resultado das comparações seja verdadeiro e, conseqüentemente, o interpretador execute o primeiro bloco de código entre {}, é necessário que todas as comparações sejam verdadeiras. Vejamos como isso funciona a segui:

<?php
$Aluno1 = “Aprovado”;
$Aluno2 = “Reprovado”;
if ($Aluno1==”Aprovado” and $Aluno2==”Aprovado”)
{
echo ‘Ambos estão aprovados!’;
}
else
{
echo ‘Um dos alunos foi reprovado!’;
}
?>

 

                    Veja figura 2

logicos2

 

 

 

Quando alteramos a primeira linha do código em vermelho, o resultado retornado é outro.

<?php
$Aluno1 = “Aprovado”;
$Aluno2 = “Aprovado”;
if ($Aluno1==”Aprovado” and $Aluno2==”Aprovado”)
{
echo ‘Ambos estão aprovados!’;
}
else
{
echo ‘Um dos alunos foi reprovado!’;
}
?>

Veja na figura abaixo como ficou:

 

                            Veja figura

logicos3

Podemos observar que, no exemplo anterior, criamos uma condição de igualdade entre as comparações quando utilizamos o operador and. As duas comparações devem ser verdadeiras para que o computador aceite a expressão total como verdadeira. Quando mudarmos o valor da variável $Aluno2 para Aprovado, foi executado o segundo trecho de código será.

Sei que é difícil, mas estou me esforçando para que vocÊ possa aprender, é necessário um esforço da sua parte também caro leitor, para que possamos ter um bom aprendizado.

Continue estudando e com certeza terá muito sucesso.

<<< Voltar —

Está Gostando do Artigo?

Se inscreva em nossa lista e receba 30 vídeos aulas grátis, ensinando como criar o seu negócio na internet a partir do zero.

| Website

Sou blogueiro por que gosto de ler e escrever. Criei este blog para te ajudar a criar o seu negócio na internet e ter um novo estilo de vida.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
error: Este conteúdo está protegido ! Se precisar de alguma coisa envie mensagem pelo formulário de contato.