Scroll Top

Aprenda tudo que você precisa para criar o seu negócio na internet.  São 30 vídeos aulas totalmente gratuitas. Basta se cadastrar em um de nossos formulário.

Blogs e Sites

Nicho de mercado para o e-comércio

Nicho de Mercado

Nicho de mercado é a decisão mais importante entre todas as outras que deve ser tomada por um empreendedor no que se refere à sua empresa, é provável que seja a mais importante e mais difícil na escolha do segmento de atuação. Isso significa: Definir que produtos vender e para quem oferecer esses produtos. Nicho de mercado, esta decisão pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso do negócio online ou físico, pois é com o nicho de mercado que se define objetivo e metas para serem trabalhadas. Se essa decisão for correta poderá acontecer o seguinte:  a empresa física ou negócio online  terá um bom produto, identificará a sua demanda e fará muitas vendas.  E todo o resto se resumirá em consequência a esta decisão. Desta forma a empresa encantará de uma forma bem satisfatória os seus consumidores de tal maneira que  na medida em que mais e mais pessoas passam a conhecer o seu produto, farão a divulgação pessoal e positiva para pessoas do seu convívio que serão possíveis consumidores potencialmente interessados e que formará um grande marketing viral sem a necessidade de muita propaganda. Por isso é preciso um Nicho de Mercado bem definido.

 

O Que Vender?

 

Afinal, qual seria um bom produto para ser comercializado na Internet? Pensemos em um produto de uma forma mais ampla. O que deve ser vendido é qualquer  produto ou serviço oferecido em troca de um pagamento. Pode ser um bem tangível. Como:  livros, eletrônicos, viagens, equipamentos, artesanato, dvds, cds, e outros . Também pode ser digital ou intangível. Como um software, ferramentas digitais, scripts, serviços de modo geral, e assim por diante. Um bom produto é aquele que atende as  necessidades ou o desejo do seu consumidor. É algo que os consumidores online precisam ou, pelo menos, gostariam de adquirir. “Perfeito”! Diria você. No entanto, como saber se o meu produto é um bom para vender online? Esta é a função do nicho de mercado que é fórmula científica para ficar rico no seu negócio.

“Antes de mais nada, é importante você conhecer os produtos que já estão fazendo sucesso na Internet, verificar suas características e atributos e, a partir daí, verificar se o produto que você pretende comercializar possui características similares. Por exemplo: com o conhecimento de nicho de mercado você saberá se o seu produto tem  portabilidade, que implica facilidade de manuseio e baixo custo de frete. Padronização, que representa segurança ao comprador pelo conhecimento prévio do que está comprando. Custo relativamente baixo, que diminui a sensação de risco por parte do comprador. E identificação com o internauta, que veremos logo mais adiante, tem boa formação, nível de renda mais alto e familiaridade com tecnologia.”

Mas como saber que produto vender? Usando as ferramentas de nicho de mercado. Hoje existem várias ferramentas de pesquisas na internet, mas a que mais gosto de usar é a ferramenta de palavras chaves do Google que é uma das mas seguras fontes de pesquisas da internet no mundo. Para usar essa ferramenta, você deve acessar o Google AdWords pesquisas de palavras chaves, e, pesquisar a palavra chave com o nome do produto que você deseja vender. O Google informará quantas vezes essa palavra e pesquisada mensalmente na internet e qual o grau de concorrência, que pode variar de baixa, média a alta.

Se você pesquisar uma palavra para um determinado produto e obtiver um resultado de 1.000.000 de pesquisas por mês, mais se a concorrência for alta, o negócio não é bom. Mas se você pesquisar uma palavra para outro produto e obtiver um resultado acima de  1.000 pesquisas  por mês e a concorrência for baixa. Este produto é bom para iniciar um negócio na internet. Não perca de vista o foco do seu nicho de mercado.

Preste bem atenção no que vou dizer agora se quiser ter um bom nicho de mercado. “Não venda produtos com o interesse em enganar as pessoas, como kit ganhe dinheiro online, e-books para ganhar dinheiro na internet, ou qualquer produto similar. Estes produtos não são aceitos na maioria dos site de divulgação como Google AdWords, Uol Links Patrocinados, Terra Links Patrocinados, Yahoo e outros. Pois são produtos que tem como objetivo, enganar as pessoas, pois não existe dinheiro fácil na internet, todo e qualquer negócio online, exige muito trabalho e dedicação, seja honesto e terá muito sucesso.

 

Para Quem Vender?

Essa é a segunda pergunta  fundamental  a ser respondida por você depois de definir o seu nicho de mercado, pois um produto só pode ser considerado bom se atender a  necessidade de alguem. A primeira coisa a fazer, é você mesmo se perguntar: “Eu compraria este produto? ” Se a resposta for sim, já é um bom começo. Se for não, então desista, que você está na direção errada. Outro desafio é, identificar consumidores e necessidades  para o seu produto . Aprendemos anteriormente como saber qual produto é  mais procurado e vendido na internet. Mas como conhecer as pessoas que procuram estes produtos?  Qual a facha etária destes possíveis clientes? Qual o poder aquisitivo deles? São perguntas difíceis de se responder, pois, em um mercado físico é muito mais fácil fazer essa pesquisa, já na internet, não podemos ver a cara das pessoas, não sabemos quem compra os nossos produtos. A melhor ferramenta que eu encontrei foi o site Empreendedor com o resultado de uma pesquisa feita pelo Ibope com dados bastante precisos e claros para nos ajudar a definir o público alvo para algum tipo de produto. Com posse destas informações já é  possível  ter uma ideia  do nicho de mercado certo par o seu negócio online ou físico, e que por alguma razão, não está plenamente atendido e nos quais você pode se firmar como possível empreendedor e fornecedor.  Você pode ver abaixo uma síntese das principais variáveis que também devem ser consideradas na busca pelo seu nicho de mercado. Que serve como um roteiro que te conduzirá na direção certa. É claro que no mundo dos negócios, nada é absoluto. Todo Empreendedor, precisa iniciar de um ponto qualquer ou que acha ser o melhor, depois, com a chegada dos primeiros resultados, deve-se avaliar e mudar o que for necessário até alcançar os resultados desejados.

Veja síntese abaixo na escolha do nicho de mercado:

 • Quem é seu cliente-alvo? Ele está na Internet?

O fato de um produto ser bem vendido nas lojas físicas não significa necessariamente que será bem vendido também na Internet. O consumidor online representa uma parcela relativamente pequena, mas poderosa, dos consumidores tradicionais. Que compõe a elite dos consumidores e está no topo da pirâmide nos quesitos renda e escolaridade, conforme  pesquisas e comparações feitas pelo Ibope. Mas a pergunta é:  Este consumidor é típico do seu produto e o seu produto faz parte desse seleto grupo? Analise, responda e faça da melhor maneira possível.

 

• Qual é o tamanho do mercado?

Veja  também a quantidade estimada de consumidores que compõe esse mercado. Muitas vezes, essa quantidade torna inviável o negócio e não compensa  investir o seu tempo e dinheiro. Viu como o nicho de mercado é importante!

 

• O volume de concorrência é aceitável?

Além de um levantamento da demanda, você precisa fazer outro, que é o da oferta de fornecedores do seu produto. Às vezes, o mercado é grande, mas a concorrência é muito grande, o que representa um sinal amarelo para sua entrada naquele segmento e pode resultar em um fracasso desastroso para os seus negócios online ou físico.

• Existem restrições legais que dificultam a comercialização do seu produto?

Alguns segmentos de negócios parecem extremamente interessantes no que se refere aos aspectos citados acima. No entanto, uma análise mais aprofundada pode revelar que essa aparente facilidade pode ser barrada por barreiras naturais ou legais que dificultam ou até inviabilizam o negócio. É necessário avaliar se essas barreiras podem ser superadas ou se é melhor escolher outro segmento. Há muitos produtos sendo vendidos na internet que são completamente ilegais e imorais, que mais cedo ou mais tarde estes empreendedores sofrerão graves consequências em decorrência de seu negócio. Fique bem atendo para não cair nestas ciladas.

Resumindo, na escolha de um nicho de mercado, você não deve se arriscar começando um negócio sem conhecer muito bem o segmento no qual pretende atuar. Como vimos, essa decisão é fundamental e está diretamente relacionada ao sucesso  do seu negócio. Trabalhe apenas com aquilo que você goste e sabe fazer. Se informe daquilo que não tem conhecimento. Contrate profissionais idôneos e sérios para desenvolver sites, produtos ou ferramentas de trabalho quando necessário. Procure se informar sobre o negócio, converse com quem já atua na área, visite as principais lojas virtuais do segmento e pesquise bastante.E acima de tudo tenha muito sucesso, pois não fácil ganhar dinheiro pela  internet .

Abraços.

Está Gostando do Artigo?

Se inscreva em nossa lista e receba 30 vídeos aulas grátis, ensinando como criar o seu negócio na internet a partir do zero.

| Website

Sou blogueiro por que gosto de ler e escrever. Criei este blog para te ajudar a criar o seu negócio na internet e ter um novo estilo de vida.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
error: Este conteúdo está protegido ! Se precisar de alguma coisa envie mensagem pelo formulário de contato.