Scroll Top

Aprenda tudo que você precisa para criar o seu negócio na internet.  São 30 vídeos aulas totalmente gratuitas. Basta se cadastrar em um de nossos formulário.

Otimização

Link Building e Backlinks, qual a diferença?

Link BuildingHá uma diferença entre Link Building e Backlinks, mas muita gente tende a confundir esses dois termos na hora de aplicar em seus projetos. Para quem  não sabe a diferença eu sugiro que leia todo este artigo para tomar ciência das diferenças e aplicações de link building e backlinks.

 

O conceito de link building, é propriamente uma ligação entre sites na internet. Esta ligação é feita de forma espontânea e natural, sempre com alguns interesses em comum entre os participantes. Quem faz a ligação com o link building, está procurando informações ou conteúdo que sejam altamente relevantes para o seu artigo ou página de um site.

Para quem recebe a ligação, pode ter uma avaliação positiva nos motores de buscas e melhorar o page rank. O link building pode ser externo ou interno, no caso das ligações externas é mais complicado para se conseguir, pois demanda um bom relacionamento no mercado, ter uma boa audiência, ter conteúdo altamente qualificado entre outras exigências.

Já para as ligações internas é preciso fazer o trabalho de link building bem planejado, pois estas ligações poderá segurar o usuário por mais tempo no site, visto que ele poderá se interessar por outro conteúdo relacionado e que recebe link dentro do artigo que está lendo, essa atitude, melhora a taxa de rejeição, e aumenta o page rank das páginas internas.

O conceito de backlinks é basicamente diferente do link building, pois a sua principal função á a de rastrear as ligações feitas em artigos ou páginas de sites e blogs. No WordPress os backlink também são conhecidos como “pingbacks” e “trackbacks”, e aparecem na parte inferior dos artigos.

Links externos: link building

Os links externos são aqueles que apontam para o site ou artigo de um blog em forma de transferência de autoridade. Este tipo de link building podem ou não representar uma importância para á pagina ligada. Pois existem alguns termos que se forem usados nas ligações poderá retirar a autoridade do link, perdendo valor para os sites de buscas. Veremos sobre estes termos logo mais abaixo.

Toda otimização de páginas ou blogs precisam destes links para se posicionar nos sites de buscas como o Google por exemplo. Deve ser usado a palavra chave da página ligada ou do artigo, para que a ligação tenha maior relevância. Esta palavra se chama “Âncora”, que é o termo usado para a palavra que receberá a ligação de outro site.

Como Adquirir  Link Building?

Existem várias formas de adquirir  link building, embora nem todas são corretamente legais, muitos ainda usam estas formas de otimização de sites com link building, as formas honestas de acordo com os sites de buscas são conhecidas como white hat e as não muito honestas são chamadas de black hat  e se um site for identificado  como black hat por algum site de busca como o Google por exemplo, poderá ser banido dos motores de buscas.

As formas mais usadas para conseguir link building são: Artificial ou Troca, Natural ou Espontânea, Compra e Distribuição. Abaixo estaremos falando um pouco de cada uma destas formas de conseguir link building para um site, página ou artigo de um blog.

 – Adquirir Link Building de Forma Artificial ou Troca:

Esta forma de adquirir link building é a mais utilizada, por ser de acordo com os métodos de otimização white hat. Pode até parecer trapaça, mas não é fácil encontrar pessoas que estejam dispostas a trocar links ou criar uma ligação apenas para agradar um colega. Tendo em vista que essa atitude pode criar um concorrente. Muitos só fazem as ligações caso o site a ser ligado não tenha conteúdo relacionado com o que está recebendo a ligação de link building.

Funciona assim: O administrador de um site entra em contado com o administrado de outro site que está posicionado na primeira página do Google . Solicita que seja feito uma ligação para o site em questão em troca de algum favor ou apenas por caridade. Caso seja feita uma troca de links, deve-se lembrar que os links deverão ser feitos para sites diferentes em servidores diferentes para que sejam reconhecidos pelos motores de buscas.

 – Adquirir Link Building de Forma Natural ou Espontânea:

Esta é a forma mas honesta de se conseguir link building, mas também a mais difícil, visto que para que alguém faça uma ligação para outro site, é preciso ter algo de muito interessante no site desejado. É como jogar no bicho, muitos desejam, mas são pouquíssimos que conseguem.

Alguns sites até estudam artigos ou assuntos em outros sites para escreverem os seus, mas não fazem os ligações dos links para dar os créditos merecidos pela informação oferecida gratuitamente. Isso não é exclusividade de alguns, é generalizado na internet. Alguns tem a ousadia até mesmo de copiar o conteúdo de outro site, mas não cria um link.

– Adquirir Link Building em Distribuição ou Divulgação:

É a forma mais fácil de conseguir link building, pois trata-se da distribuição de links como divulgação. Podem ser feitos em comentários de outros sites. Mas vale lembrar que os links devem ser colocados nos lugares apropriados e já estabelecidos nos próprios formulários de comentários.

Para aqueles que colocam links nos textos dos comentários, saiba que isso é Spam e o administrador do site pode além de excluir os comentários Spans, ainda banir o comentarista. Outra forma de divulgar links, é através da edição de artigos em sites de artigos gratuitos. Existem sites que oferecem cadastro para escritores voluntários escreverem artigos em suas páginas. Muitos permitem a inclusão de links nos textos.

Neste caso o ideal  é usar a palavra chave como Âncora para a ligação do artigo.  Escreva artigos que sejam relacionados com o tema proposto no artigo que receberá a  ligação do link building. Procure os sites mais visitados e que tenham maior pege rank, isso fará com que o site que recebeu a ligação de link building, seja valorizado pelos motores de buscas.

Veja abaixo uma lista de sites de artigos e os seus respectivos page rank para que você possa se cadastrar e escrever artigos para divulgar os seus links building. Mas a maioria destes sites não aceitam divulgar links de afiliados, tome cuidado com esta prática.

Site de Artigo Page Rank Links Maior PR Menor PR
Web Artigos 4 15 5 1
Murall2000
Artigonal3252
BR Point3564
Diretório de Artigos0000
Artigos Brasil3000
Eletrônica2000
Gomes HP2000
Só Artigos2000
Artigo Científico4144
Artigos3364
Meu Artigo Brasil Escola4550
Portal Artigos1000
Artigos Sim2000
Artigos Etc2000
Ezine Articles650363
Article City510864
Publique Diretório de Artigos0000
Amazines 418
Mag Portal418750
Isnare Articles513430
Web Articles33
43
Article Cube4830
Article World3730
Article Alley44830

– Adquirir Link Building Comprando:

Embora essa seja a prática de muitos, e muitas vezes é muito bem feita que até enganam os sites de buscas. É uma prática de Black Hat. Pois é uma forma não legal de adquirir  link building. Existem sites que são especializados na vendas de links e cobram caro pelas ligações. Seus preços variam de acordo com o conteúdo, page rank e palavra Âncora.

Essa prática deve ser evitada, pois caso alguns dos sites de buscas descubra que os links foram comprados, ou haja uma denúncia da prática, poderá banir ambos os sites dos seus motores de buscas. Não vale a pena correr o riscos, mesmo que consiga rankear o site a ponto de colocar no topo do Google, caso seja banido, perderá todo o investimento e trabalho para chegar até a posição desejada.

Links externos: backlinks 

Ainda há muita confusão para as semelhanças de link building e backlinks. Mas aqui eu quero falar da diferenças destes dois termos usados na otimização de sites. Enquanto o link building tem a função exclusiva de popularizar o site que está recebendo os links, os backlinks constroem créditos para a páginas ligadas. São muito usados para a referencia a pequenos trechos de artigos de outros blogs ou sites.

O autor que faz uso de um pequeno parágrafo de outro autor, deve fazer uma ligação para o site de referência com a página na qual ele retirou o fragmento de texto, contribuindo com os devidos créditos. Isso evita que os motores de buscas classifiquem o fragmento de texto retirado da página de outro site como duplicidade. Os motores de buscas tendem a punir os sites que plagiam textos de outras páginas.

Muitos são até banidos dos motores de buscas. Por isso, muitos sites usam protetores de direitos autorais e até mesmo o bloqueio dos textos para evitar a cópia não autorizada.

– Tipos de Backlinks

Exitem dois tipos de baclinks, são os Dofllow e os Nofoloow. Vamos falar um pouco de cada um deles  logo abaixo. É preciso muita atenção para entender a importância de cada um deles. São termos usados para dizer se o site que recebeu a ligação tem relevância ou não. São usados no início das tags do código HTML para indicar essa importância.

 

– Dofllow

O Dofllow é o termo que indica autoridade do link recebido. Para que o site receba link building com esse termo, na verdade, não precisa ser mencionado dentro do HTML, basta fazer a ligação normalmente sem o uso de nenhum destes dois termos que os motores de buscas já entenderão que se trata de uma ligação de qualidade e valoriza essa ligação, passando page rank e melhorando em posições.

 

– Nofollow

Já o Nofllow, é um termo usado para informar aos motores de buscas que o site que está recebendo o link building não deve receber page rank e nem ter valor agregado. Este termo é muito usado entre os sites que recebem textos de terceiros, como o Winkipédia. Assim, o site não é usando apenas com a finalidade de conseguir page rank. Antigamente se usavam tagsa complexas para essa informação, mas hoje usa-se apenas o termo rel=”nofollow”  antes do link. Veja abaixo:

Tags Antiga:

[html]<meta name=”robots” content=”nofollow”/>

<a href=”login.php” rel=”nofollow”>login</a>[/html]

Hoje:

[html]<a href=”login.php” rel=”nofollow”>login</a>[/html]

– Como Ativar o Backlinks no WordPress

Na verdade o que deve ser ativado são os “pingbacks” e “trackbacks”, que já são ativados junto com os comentários, mas caso não queira mais, basta ir em configurações/discussão e desativar a caixa: 

Otimização de Sites com Links Internos

Todas páginas ou artigos de sites ou blogs devem conter links para outras páginas ou artigos do mesmo site ou blog. Essa atitude diminuí a taxa de rejeição do site e ainda melhora o page rank interno. Mas é preciso tomar alguns cuidados para fazer essas ligações, veja abaixo algumas formas de fazer o link building  interno:

– Âncoras dos Link Internos

A palavra âncora dos links internos, deve ser a palavra chave da página que está recebendo o link, assim transfere autoridade e qualidade para o conteúdo daquela página. Lembre-se de usar essas palavras em concordância com o texto em questão para não ficar algo forçado. Pode se usar também links em forma de subtítulos ou no menu da página principal, como categorias.

– Page Rank dos Links Internos

O page rank dos links internos são melhorados quando as páginas internas recebem link building de sites ou páginas externas. Quando se melhora o page rank das páginas internas, consequentemente, melhora e muito o rank de todo o site ou blog. Dá um pouco de trabalho mais vale a pena, pois os resultados valem o esforço.

Comente por favor, para que possamos avaliar a qualidade e a importância do nosso trabalho.

Abraços.

Está Gostando do Artigo?

Se inscreva em nossa lista e receba 30 vídeos aulas grátis, ensinando como criar o seu negócio na internet a partir do zero.

| Website

Sou blogueiro por que gosto de ler e escrever. Criei este blog para te ajudar a criar o seu negócio na internet e ter um novo estilo de vida.

  • Gostei muitos de sua informação,de muita qualidade . No caso de nofollow eu uso um plugin que faz automaticamente essa função

    Não sei se é o mais correto mas uso bastante e com algumas dicas estou lentamente colocando meu site em algumas posições antes nunca sonhadas. para algumas palavra chaves hiper super concorridas

    valeu muito pela dicas.

  • Olá Euripedes boa noite ,assisti todos os seus videos gostei.
    Todos muito bem esplicado este quarto video veio em uma hora boa estava a procura ,obrigado pelas informaçõe que Deus te abençoe e continue nus ajudando.
    Isaias Martins .
    um abraço.

    • Obrigado por participar do nosso curso, e não perca o curso de criação de blog completo, que será logo após o quinto e último vídeo do curso de análise SEO. Você e todos que me acompanham vão se surpreender com o conteúdo que vou apresentar no próximo curso.

  • Muito interessante, foi uma bela aula!
    Abraços!

  • Obrigado pelas dicas !

    • Por nada, continue nos acompanhando, esperamos poder ajudar mais.

  • Muito Boa sua Dica, com certeza vou vasculhar estes Sites de Artigos para conseguir alguns pontos com o Chefe (Google).
    Obrigado!

  • ótima dicas que vale mais de que 10 cursos

  • Parabéns pelo artigo, suas aulas são bem fáceis de assimilar e seu método muito eficaz. E realmente esta postagem sobre Links ajudou muito, já que trabalho com divulgação e preciso de bastante visitas em meu site.

  • Muito bom Euripedes. Este artigo me ajudou muito nos meus negocios na internet. E também com meus artigos evangelicos. Jesus lhe abençoe!!!

    • Obrigado pleo comentário, e muito sucesso em seus negócios online.

  • Vanessa Francisco

    Excelente artigo Eurípides, obrigada por todo conteúdo!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
error: Este conteúdo está protegido ! Se precisar de alguma coisa envie mensagem pelo formulário de contato.