Scroll Top

Aprenda tudo que você precisa para criar o seu negócio na internet.  São 30 vídeos aulas totalmente gratuitas. Basta se cadastrar em um de nossos formulário.

Marketing

Envio de Email Marketing Inteligente e Ativo

envio de email marketingO Envio de Email Marketing é uma das ferramentas mais eficientes na venda de produtos pela internet. Mas o uso inadequado pode prejudicar a sua eficiência e ainda causar muito transtorno para o cliente que recebe as mensagens.

Foi pensando nisso que decidi escrever este artigo e falar um pouco sobre as formas para envio de email marketing. Ainda há uma falta de conhecimento muito grande sobre o uso desta ferramenta.

Muitas pessoas, acreditam que basta enviar um email que a venda acontece, mas não é bem assim, é preciso seguir alguns critérios para que haja um bom retorno.

Em uma campanha bem elaborada, os melhores profissionais do envio de email marketing, conseguem uma abertura de no máximo 35% e vendas em torno de 5% das mensagens abertas.

Esta estatística é para aqueles que já trabalham com envio de email marketing há muitos anos. Eles são os melhores, mesmo assim, os resultados são poucos, por isso, eles precisam de uma lista gigantesca para ter o retorno desejado.

 

– Criar Lista para Envio de Email Marketing

A melhor forma de criar uma lista  que seja realmente responsiva, é usar a dupla confirmação, ou seja, aquela na qual o usuário precisa ir até a sua conta de email para confirmar a inscrição. Algumas pessoas dizem que fazendo isso, perde-se a oportunidade de fazer uma venda usando a página de boas vindas que abre no ato da colocação do email no formulário de inscrição.

Mas isso não é bem verdade, pois, se o usuário abrir a caixa de mensagens para confirmar a inscrição, mostra o seu interesse pelo produto ou informação que irá receber. Além de conscientizá-lo de que as mensagens que lhes serão enviadas, não são obrigatórias, mas de caráter espontâneo, onde a pessoa pode se descadastrar a qualquer momento ou quando quiser.

A dupla confirmação evita que a mensagem enviada caia na caixa de Spam, indo direto para a caixa de entrada. Mesmos Algumas empresas de email marketing que são especializadas em envio de email marketing, não conseguem evitar que a maioria das mensagens caiam na caixa de Spam sem a dupla confirmação. Pois, para fazer a confirmação após abrir o email, o usuário deverá confirmar que o remente é confiável.

O envio de email marketing não autorizado é proibido, por isso, é preciso o uso de uma página de inscrição solicitando autorização ao usuário. Deve-se usar a dupla confirmação, mas caso você queira usar a confirmação única, ou seja, aquela em que o usuário coloca o email apenas no formulário de inscrição e já é enviado direto para página de venda,  fique a seu critério, mas lembre-se que suas mensagens cairão quase todas na caixa de Spam.

Captação de Leads Grátis  Leads são os emails cadastrados nas páginas de inscrição. Estas páginas de inscrição podem ser colocadas nas janelas pop up dos sites e blogs ou em locais específicos, onde é oferecido algum brinde para que o usuário se cadastre na lista. Esta é uma das formas de construir listas grátis.

Captação de Leads Pagas Neste caso, as pessoas não gostam de usar a dupla confirmação, pois irão pagar pelas leads. Esta página de inscrição é colocada em algum site de vendas de anúncios como: Facebook ADS, até mesmo blogs são usados para este fim, são os chamados Midia Fire. Compra-se o anúncio e coloca o link da página de inscrição para o cadastro das leads ou emails. Este é o método ensinado pelo Top Afiliados, Saiba mais.

 

– Remente para o Destinatário

Quem escreve um email e quem recebe deve ser bem definido no envio de email marketing. O remetente deve ser uma pessoa e não uma empresa, desta forma o email fica mais pessoal.  O nome do destinatário deve aparecer na mensagem para isso, é preciso usar alguns recursos especiais que a maioria dos serviços de email marketing oferece aos seus clientes.

Ao usar o nome Pedro Paulo no remetente, ao invés de Soluções para Envio de Email Marketing, dá a impressão de que se trata de uma mensagem pessoal e não de cunho comercial. Mas deixe claro no corpo da mensagem que em algum momento você poderá oferecer algum produto.

Conheça o seu AVATAR, saber com quem você está falando é essencial para você saber o que falar. Uma mensagem bem direcionada é meio caminho para o sucesso do envio de email marketing. leia o artigo: O que é um Avatar em Marketing Digital, para saber como identificar a pessoa com quem está falando.

 

– Títulos e Assuntos Inteligentes

Os título e assuntos devem está em plena consonância com o a mensagem. Muitos destinatários irão recusar alguns emails no início. Mas com o passar do tempo, eles começarão a abrir as mensagens, se o conteúdo for útil, eles continuaram abrindo. Não vamos colocar estatísticas aqui, mas para um iniciante, se conseguir que sejam aberto ao menos 10% de suas mensagens já é um bom começo.

O assunto do email é o gatilho para a sua abertura, por isso é importante você saber quem é o seu Avatar, como dissemos no tópico anterior, para incentivar a abertura do email. Se a mensagem é aberta, o próximo passo é incentivar um engajamento, ofereça algo que supra a necessidade do seu Avatar em troca de uma ação conforme a sua mensagem.

 

– Serviço de Email Marketing Responsivo

Um bom serviço para o envio de email marketing é aquele que entrega todas as mensagens enviadas, e que acima de tudo seja responsivo. Pois hoje, aproximadamente 32% das pessoas que possuem alguma conta de email, abrem as suas mensagens em dispositivos móveis, como celulares e tablets. Se as suas mensagens não forem bem colocadas nestes dispositivos, com certeza o usuário não abrirá.

Veja agora alguns serviços para o envio de email marketing:

 Get Response: É  o que eu uso e um dos melhores para envio de email marketing, pois é responsivo e tem uma interface muito fácil de trabalhar. O serviço é  pago, os preços variam a partir de 15 dólares mensais. É necessário cartão internacional ou Pay Pal.

Mail Relay: Também tem uma boa interface de fácil manuseio. Seu serviço é gratuito até 5 mil Leads e 25 mil envios por mês.

 

– Frequência de Envio de Email Marketing

A frequência para o envio de email marketing não deve ser diária e muito menos horário. A coisa que mais aborrece um usuário de email e receber uma avalanche de mensagens apenas de um remetente todos os dias. Tenha cautela no envio. Envie no máximo uma mensagem por dia, e faça de forma alternada.

No primeiro dia envie apenas uma mensagem oferecendo um brinde para o seu recém cadastrado, mas ofereça-lhe algo que realmente seja útil.

Pule o segundo dia e envie apenas no terceiro dia, mas envie um conteúdo, que possa satisfazer uma necessidade de seu leitor. Faça uso responsável do envio de email marketing.

Pule o quarto dia, e envie apenas no quinto dia, agora você pode enviar uma mensagem de venda. mas ofereça um produto que seja de interesse desta pessoal ou potencial cliente, não seja persuasivo para não provocar um descadastramento da lista.

Pule o sexto dia e envie no sétimo dia uma mensagem de conteúdo, com informações que sejam relevantes para o cliente. Procure criar rum relacionamento com esta pessoa, faça com esta pessoa  se sintam beneficiada com os seus conselhos e informações.

A partir do sétimo dia, passe a enviar uma ou no máximo duas mensagens por semana, em uma semana envie apenas conteúdo, na outra semana envie uma mensagem de conteúdo e outra de venda.

 

– Tamanho e Formato do Texto

Crie textos com tamanho de no máximo 450 pixel ou 40 caracteres por linha, e parágrafos de no máximo 4 linhas,  já foi comprovando que texto escritos desta forma são menos cansativos para leitura. Evite incluir imagens nas mensagens, pois além de pesar os emails ainda tem algumas pessoas que não sabem  exibir imagens e acabam perdendo o conteúdo.

Inclua links para o descadastramento no início da mensagem, isso facilita quando uma pessoa não quer receber mais mensagens daquele remente. Inclua também uma mensagem no final indicando como a pessoa se cadastrou em sua lista junto com um  link para descadastramento. Se alguém sair da sua lista por descadastramento é melhor do que uma denuncia por Spam. Isso é envio de email marketing responsável.

 

– Links e Chamada para Ação

Links com chamadas para ação em envio de email marketing, são aqueles links onde as pessoas são solicitadas para clicar e que leva para uma página fora da mensagem onde a pessoa é exposta a uma venda ou outra informação relevante aos seus interesses. Uma mensagem no envio de email marketing não deve conter mais do que três links, para não poluir muito o texto.

 

– Lembretes

lembretes, para quem não sabe, são os famosos P.S. no final da mensagem no envio de email marketing. Que significa, pós texto, e na verdade são apenas lembretes de algo que você mencionou na mensagem e não quer deixar  a pessoa esquecer. Coloque no máximo dois lembretes e pode colocar link também nos lembretes. Eu aconselho a usa a palavra “Lembrete” ao invés de P.S. fica mias claro para o leitor.

Com essas informações você já pode começar a iniciar a sua captação de Leads e começar a trabalhar em casa com o envio de email marketing.

 

Está Gostando do Artigo?

Se inscreva em nossa lista e receba 30 vídeos aulas grátis, ensinando como criar o seu negócio na internet a partir do zero.

| Website

Sou blogueiro por que gosto de ler e escrever. Criei este blog para te ajudar a criar o seu negócio na internet e ter um novo estilo de vida.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
error: Este conteúdo está protegido ! Se precisar de alguma coisa envie mensagem pelo formulário de contato.