Scroll Top

Aprenda tudo que você precisa para criar o seu negócio na internet.  São 30 vídeos aulas totalmente gratuitas. Basta se cadastrar em um de nossos formulário.

Blogs e Sites

Causas da Dificuldade de Aprendizagem

dificuldade de aprendizagemDificuldade de Aprendizagem, será que tem cura? Será que tem solução? Onde foi que errei? É possível superar esse problema? Será que eu tenho esse problema?

 

São perguntas que parecem difíceis de responder. Pois, existem muitos fatores que podem contribuir para uma dificuldade de aprendizagem.

 

– Afinal o Que é Uma Dificuldade de Aprendizagem?

Pode ser conhecido como desordem de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem. Mas, é um tipo de desordem onde o indivíduo tem dificuldade de aprender.

Essa desordem afeta o cérebro causando uma dificuldade em receber e processar as informações, se tornando  um grande problema para o aprendizado do indivíduo.

Para os portadores do problema, é muito mais difícil aprender as coisas mesmo simples do que para aqueles que são normais.

 

– Principais Causas da Dificuldade de Aprendizagem

O déficit no funcionamento cerebral é uma das causas do problema de dificuldade de aprendizagem. Neste caso, o problema já nasce com a a criança e permanece até a fase adulta.

As principais causas são:

  • Lesões ou Doenças Cerebrais
  • Falha no Desenvolvimento Cerebral
  • Desequilíbrio Neuroquímico
  • Hereditariedade
  • Influências Ambientais

A falta de inspiração, como eu mostro no artigo Como Ter Inspiração Para Escrever, não pode ser definido como dificuldade de aprendizagem.

Pois, faltar inspiração é um problema momentâneo que pode ser causado pela falta de tempo para estudar o conteúdo, pela falta de temas a serem desenvolvidos ou desconcentração.

Já a dificuldade de aprendizagem é constante e prejudica o indivíduo em contínuo. Pois, ele não consegue aprender quase nada e sempre encontra dificuldade de concentração.

Muitos blogueiros ou administradores de negócios na internet, tem dificuldade de aprendizagem. Por isso, optam em contratar Redatores Freelancers para escreverem os seus conteúdos, que é uma ótima alternativa.

– Como Saber se Tenho Dificuldade de Aprendizagem?

Parece uma pergunta óbvia, pois quem tem este tipo de transtorno, com certeza já deve ter percebido. Mas caso permaneça a dúvida, eu sugiro um teste de QI, que já pode ser um bom início.

Mas o ideal é consultar o profissional especialista que é o Psicólogo. A psicologia é capaz de identificar o problema e de tratar. Se for tratado, com certeza o indivíduo poderá levar uma vida completamente normal.

Clique Aqui se quiser fazer um teste de QI.

 

– Soluções para Dificuldades de Aprendizagem

 

– Prática Deliberada

É um método muito usado para aprender música e algumas modalidades de esportes. Este método é capaz de desenvolver as habilidades cognitivas forçando o cérebro a memorizar e processar algumas informações diferenciadas.

Para aplicar este método, o indivíduo precisa desafiar os seus pontos fracos. Selecione algo que você tenha muita dificuldade de aprender e aplique o método.

Veja o que deve ser praticado no método Prática Deliberada:

  • FeedBack Imediato – > Avalie o desempenho da atividade, e verifique o que pode ser melhorado.
  • Repetição – >  Baseado no tópico acima, crie metas atingíveis mais que sejam bem difíceis. Faça você mesmo, não peça à terceiros para não dificultar o aprendizado.
  • Registro – > Anote tudo, valores, resultados, faça todos os cálculos, e valie cada atividade para acompanhar o crescimento.

Exemplo – >  Se você tem dificuldade para escrever, comece lendo uma página de algum texto que fala sobre algo que você goste. Caso você goste de chocolate, leia um texto que fale de chocolate.

Isso ajuda a estimular o desejo de realizar a tarefa, depois escreva um parágrafo sobre o texto sem copiar. Em outro dia, escreva dois parágrafosaté escrever uma página.

– Aprendizagem Espaçada

Este método deve ser associado ao método anterior. Sua eficácia veio da neurociência e teve origem na Inglaterra. O método está baseado em uma sucessão de estudos divididos em três blocos de 20 minutos cada.

Ao fim de cada bloco, o indivíduo deve realizar uma tarefa recreativa e que não seja relacionado ao conteúdo de estudo. Veja abaixo o formato do estudo:

  • Estudo Intensivo ( Muita Informação no período de 15 a 20 minutos);
  • Intervalo com Recreação de 10 minutos; 
  • Estudo Interativo ( Use o conteúdo do primeiro estudo para interação com outra pessoa, pode ser um amigo ou um parente)
  • Intervalo com Recreação de 10 minutos;
  • Resolução de Problemas (Crie um questionário sobre o assunto em estudo e tente responder sem o auxílio do texto)

– Leitura Dinâmica

Fazer uma leitura mais rápida do que o costume, mas, sem pular nenhuma letra e respeitar todas as pontuações. Esse método ajuda a desenvolver o raciocínio rápido.

Não é preciso fazer um curso de leitura dinâmica, basta seguir algumas dicas como abaixo:

  • Skimming – > Faça uma leitura do texto com calma usando uma palavra chave. Todo texto tem sua palavra chave no título, ao ler, tente encontrá-las no conteúdo.
  • Meta Guiding – > É o uso de um objeto ou o próprio dedo para acompanhar a leitura. Este método ajuda a não se perder no testo e não perder o raciocínio.
  •  Apresentação Visual Serial Rápida (AVSR) – > Esta é a forma de leitura que usa o 2, ou seja, o leitor faz uma leitura rápida da esquerda para direita retornando rapidamente para a esquerda na linha debaixo. 

Seguindo estas técnicas você poderá melhorar e muito sua capacidade de raciocínio e criação. Mas caso encontre dificuldade, o melhor é procurar um especialista.

A dificuldade de aprendizagem é a causa de muitos aspirantes a empreendedores digitais não conseguirem desempenhar suas atividades e desejarem automatizar tudo.

Lembre-se, o melhor conteúdo é aquele que estudamos e depois criamos o nosso próprio, a cópia é ilegal e pode trazer consequências graves, mesmo tendo dificuldade de aprendizagem para escrever, não copie.

Pela primeira vez eu vou mostrar todo o conteúdo que estudei para criar este artigo, com isso você poderá avaliar a qualidade do artigo e o conteúdo estudado.

Educa Mais : educamais.com/teste-de-qi/ e  educamais.com/c/dislexia-2/

Curso Educa :  www.curseduca.com.br/blog/3-tecnicas-para-melhorar-aprendizagem/

Canal Aprendendo: www.youtube.com/watch?v=ZOUliNzGCaE

Wikipédia:  pt.wikipedia.org/wiki/Dificuldades_de_aprendizagem

Gostou do artigo, se inscreva para receber novos artigos colocando nome e e-mail no formulário abaixo:

Está Gostando do Artigo?

Se inscreva em nossa lista e receba 30 vídeos aulas grátis, ensinando como criar o seu negócio na internet a partir do zero.

| Website

Sou blogueiro por que gosto de ler e escrever. Criei este blog para te ajudar a criar o seu negócio na internet e ter um novo estilo de vida.

  • Ótimo artigo, realmente a falta de atenção e a falta de foco faz toda a diferença na vida pessoal e profissional.

    Fiz uma referência sua de seu ótimo trabalho como blogueiro, em meu blog.
    Parabéns e boa sorte

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
error: Este conteúdo está protegido ! Se precisar de alguma coisa envie mensagem pelo formulário de contato.