Scroll Top

Aprenda tudo que você precisa para criar o seu negócio na internet.  São 30 vídeos aulas totalmente gratuitas. Basta se cadastrar em um de nossos formulário.

Blogs e Sites

9 Dicas Para Escritores Iniciantes Escreverem Grandes Artigos

escritoresVocê faz parte dos escritores iniciantes? Você já escreveu algo que foi recebido com muitas críticas? Você deseja ser um bom escritor? Você paga alguém para escrever os seus artigos?

Veja que introduzi este artigo com uma série de perguntas. Isso foi proposital. Logo mais abaixo eu explicarei o porque eu comecei esse e outros artigos com perguntas.

A primeira coisa que um bom escritor precisa saber é redigir de forma correta. Muitos não sabem nem identificar um tipo de redação.

Redação não é apenas para vestibular ou concursos públicos. Se você não sabe redigir, terá muita dificuldade para escrever um bom artigo.

As redações são dividades em três tipos e três partes. Os tipos de redação são: Dissertativa, Narrativa e Descritiva. A estrutura de uma redação é composta por: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão.

Eu não vou detalhar aqui sobre redação, isso eu farei em um outro artigo. O que vamos falar hoje é sobre escrever um artigo que seja interessante para o seu leitor.

Mas todo artigo também é uma redação e deve-se aplicar as mesmas regras no tipo e na estrutura para ser bem visto pelos leitores.

Vamos as nossas dicas:

 

1 – Os Escritores Devem Identificar o Seu Leitor

 

A primeira coisa que os escritores devem fazer é identificar o seu leitor. Você sabe para quem você está escrevendo? Se souber, com certeza os seus artigos serão muito mais atraentes.

Um jovem escritor americano por nome John Green, escreveu o livro “A Culpa é das Estrelas” que fez um grande sucesso entre os adolescentes ao tal ponto de virar filme e viajar pelo mundo todo.

O seu livro foi um dos mais vendidos da história literária mundial. Apenas porque John Green soube escrever na linguagem que os adolescentes falam.

Eu gosto de identificar os meus leitores usando uma técnica que escrevi neste artigo Como Encontrar o Avatar do Meu Site ou Blog.

 

2- Bons Escritores usam Introduções Hipinóticas

 

Uma das formas dos escritores prenderem a atenção do seu leitor é colocar uma pergunta logo na introdução do texto. Isso abre um loop emocional no leitor que precisará ser fechado.

Muitas pessoas não conseguem ficar na dúvida sobre algum assunto ou acontecimento. Uma pergunta na introdução  fará com que o leitor continue lendo até conseguir a resposta desejada.

Crie situações na introdução que deixe um gancho para que o leitor busque por uma solução. Assim como os títulos, a introdução é fundamental para manter o leitor preso no texto.

 

3- Use as Palavras Certas

 

Fazer o bom uso das palavras, é escrever todo o texto sem sair do assunto. Não perca tempo falando sobre algo que não tem haver com o conteúdo proposto.

Use palavras chaves que sejam relacionados com o assunto e que correspondam com o desejo ou a dor do seu leitor. Todo leitor está em busca de algo para solucionar uma questão pessoal.

Fale especificamente do que esta proposto no título e no assunto do artigo. Não seja um pescador, que usa uma isca para fisgar o seu peixe, alimente o seu leitor e ele voltará sempre.

 

4- Use Regras Contextualizadas

 

Todos escritores desejam que seus leitores apreciem a suas obras e se identifique com o seu conteúdo. Mas é preciso simplificar a leitura.

Use palavras de transição e conjunção como: ” emasouparasesenão” exclamações: “clarobemsimnão”, conclusões: “logoassimenfimafinal”.

 

5- Seja Claro e Objetivo

 

Não fique protelando o assunto, seja direto e objetivo. Muitos leitores não gostam de textos longos. Outros, desistem logo no primeiro parágrafo caso o escritor esteja demorando muito para falar sobre o  que procuram.

Saber escrever bem, é conhecer o assunto do qual está escrevendo. Se você paga para alguém escrever o seu texto e não tem conhecimento do assunto, terá dificuldades para fazer a correção.

Por isso, é importante conhecer sobre o que seus escritores estão escrevendo, para exigir um conteúdo de qualidade, que seja claro e objetivo para o seu leitor. Afinal mesmo pagando, será o seu nome no artigo.

 

6- Não Fuja do Assunto

 

Perceba que até o momento, eu falei apenas sobre texto, assunto e escritores. Em nenhum momento eu fugi do assunto proposto no título do artigo.

Escreva com calma e atenção. Faça correções em cada parágrafo escrito. Releia o texto do início até o ponto onde parou, com isso, você perceberá se ainda está dentro do assunto.

 

7 – Mostre Experiência

 

Mostre que você não é um simples escritor. Mostre que você sabe do que está escrevendo. Errar é humano, até mesmo os doutores erram, mas se você mostrar domínio sobre o assunto, terá domínio sobre o leitor.

Seja o mestre do seu leitor e ele se tornará o seu discípulo. Ninguém quer perder tempo lendo textos traduzidos de outra língua que não tem nenhuma concordância. Seja autentico e original.

 

8 – Mencione autoridades

 

Se você prestou atenção, eu mencionei um escritor logo no início deste artigo. Isso dá ao leitor mais credibilidade, pois, passa a impressão de que você acompanha aquela autoridade.

Use frases e pensamentos de pessoas famosas. Como: ” Ao apontar o dedo para a lua, não olhe para o dedo, mas sim para a lua, ou então perderá todo o seu esplendor” (Bruce Lee).

 

9- Elimine Objeções

 

Mesmo que você não saiba escrever, isso será possível, desde que faça boas leituras. Veja na frase anterior que usei de um argumento para incentivar o escritor.

No título eu usei o termo Escritores Iniciantes, isso dá a entender que o conteúdo é para quem está aprendendo ou ainda não sabe escrever.

Os escritores que conseguirem eliminar algumas objeções, com certeza tornará o leitor em um grande seguidor e admirador.

Agora coloque o seu e-mail no formulário logo abaixo para receber outros artigos como este em sua caixa de mensagens.

Está Gostando do Artigo?

Se inscreva em nossa lista e receba 30 vídeos aulas grátis, ensinando como criar o seu negócio na internet a partir do zero.

| Website

Sou blogueiro por que gosto de ler e escrever. Criei este blog para te ajudar a criar o seu negócio na internet e ter um novo estilo de vida.

  • Pretendo escrever meus próprios artigos no meu site, vlw pelo post.

  • Olá Euripedes,
    Não importa que seja escritor iniciante ou veterano. Este artigo de sua autoria é excelente. Sempre temos alguma coisa a aprender.
    GOSTEI bastante destes parágrafos:

    Uma das formas dos escritores prenderem a atenção do seu leitor é colocar uma pergunta logo na introdução do texto. Isso abre um loop emocional no leitor que precisará ser fechado.
    Muitas pessoas não conseguem ficar na dúvida sobre algum assunto ou acontecimento. Uma pergunta na introdução fará com que o leitor continue lendo até conseguir a resposta desejada.

    Também do que você fala do uso do Avatar, técnica que você ensina em seu curso de wordpress que eu tive o prazer de assistir.

    Parabéns pela qualidade de seu trabalho.

    • A nossa intenção é fornecer informações valiosas para nossos leitores e seguidores de nossos curso.
      Obrigado pelo seu comentário Jackson.

  • Samela karen santos

    Otimas informaçoes,obrigado

  • Arishade

    Olá,
    os artigos do seu blog realmente são muito bons.
    Estou montando meu blog irei falar sobre o universo feminino, livros curiosidade, filmes e por ai vai, adoro escrever e adoro ler, o seu site está me ajudando bastante estou tendo ótimas dicas chave, pode ter certeza divulgarei você bastante, as pessoas precisam conhece-lo principalmente quem quiser ser blogueiro.
    E a proposito, estou fazendo um curso do seu canal o como criar um blog no wordpress.
    Ainda não tenho conhecimento de wordpress e estou me esforçando para aprender rápido, tenho muitos assuntos e posts já prontos para fazer.

    Em breve venho aqui pedir algumas ajudinhas suas, pois todo o conteúdo de seu site é de meu interesse.

    Muito obrigada. Você é um ótimo professor.
    Graças a Deus te encontrei.

    • Obrigado pelo comentário e o apoio, muito sucesso em seu projeto.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
error: Este conteúdo está protegido ! Se precisar de alguma coisa envie mensagem pelo formulário de contato.